Ensaio fotográfico: depois dos 15

Por  |  0 Comments

O foco muda, a personalidade também e a partir daí é o mundo adulto à sua espera. Esse ensaio fotográfico mostra a beleza da menina que se vê mulher depois dos 15

“É que elas crescem… Mas não crescem todos os dias, de igual maneira; crescem de repente. Um dia dizem uma frase de tal maturidade que os pais sentem que não podem mais trocar as fraldas daquela criatura. Entre hambúrgueres e refrigerantes nas esquinas, lá estão elas, com o uniforme de sua geração: roupas coladas, pulseiras amarradas no pulso e outra moda qualquer. Saíram do banco de trás e passaram  para o volante de suas próprias vidas”

O trecho acima é uma paródia da crônica Antes que elas cresçam, de Affonso Romano Sant’ Anna. A passagem retrata a mudança comportamental das adolescentes que, cada vez mais, querem mostrar aos quatro cantos do mundo o quanto cresceram. Seja postando fotos com frases de efeito nas redes sociais ou discutindo assuntos pelos quais não se interessavam antes. O que elas querem é se autoafirmar. Para isso, nada mal participar de um ensaio fotográfico bem produzido, né?

Pensando assim, a fotógrafa Sabrina Vasconcelos propôs para a DJ Bruna Werneck um ensaio para retratar exatamente essa mudança de comportamento. Sabrina é amiga da família e fez as fotos da festa e o book de 15 anos de Bruna. Um dia, a encontrou e ficou impressionada como ela havia mudado. Surgiu então a ideia de outro ensaio, mas dessa vez com a proposta diferente. O apelo seria refletir sua nova personalidade ao redor dos mesmos profissionais de antes, o maquiador Marcelo Hicho e looks do Atelier Marie Laffayete. Filha da decoradora Eugênia Guerrera, a mãe adorou e logo sugeriu que fossem feitas na Julieta de Serpa, um lugar elegante que retrataria perfeitamente o glamour da idade.

Bruna foi a primeira debutante fotografada por Sabrina, então nem é preciso dizer o carinho existente ali. Apaixonada pelo que faz, a fotógrafa garante que a sintonia entre as duas partes é essencial. “Conhecer suas preferências para saber orientar e transmitir confiança de modo que ultrapasse o lado técnico. Sempre digo que além do fotógrafo amar o que faz, precisa se encantar constantemente por seus fotografados para devolver emoções em imagens”, completa.

ensaio-fotográfico-15-anos

# NA CABEÇA DELAS 

Para Bruna, o foco muda muito depois dos 15 anos. “Antes a gente vive sonhando acordada com a festa e é como se fosse uma passagem para outra fase. Aos 16, já pensamos em vestibular, universidade, profissão, emprego e dinheiro”, conta, de olho em sua independência.

bruna-ensaio-fotográfico-15-anos

# POR TRÁS DAS CÂMERAS

De fato, os tempos mudaram! Essa postura ligada à vida profissional reflete a sociedade atual e o anseio por sucesso e realização que já nascemos pré-destinados a conquistar. Por outro lado – paralelo ao amadurecimento –, as meninas passam a não se ver mais nas roupas que sempre rechearam seus guarda-roupas. Os cabides ficaram pequenos. O desejo agora é vestir decotes, mudar para que notem o quanto cresceram. Com apelos mais sensuais e fartas de tanta beleza, elas compartilham poses e sorrisos.

Há quem as julgue precoces e quem as entenda despretensiosamente como meras personagens da nova era eletrônica, envolvente desde as pontas do dedos até os fios de cabelo. Longe de fazer juízos de valores ou tirar qualquer conclusão, a verdade é que cada vez mais meninas são tão mulheres. O importante é entender os anseios e mudanças dessa geração, que já nasce com aparelhos nas mãos e querem compartilhar fotos e conteúdos a todo custo.

ensaio-fotográfico-depois-dos-15-anos

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *