Flavio Miguel: transformando sonhos em coreografias

Por  |  0 Comments

Texto Ana Siqueira

Dança de 15 anos: confira as respostas de um coreógrafo para as principais dúvidas de qualquer debutante!

Embora a dança faça parte da sua vida há nada menos do que 25 anos, foi em 2006 que Flavio Miguel abraçou de vez o mercado de festas. Tudo aconteceu de forma bem natural: foi convidado a coreografar um evento de debutantes e, ao final da montagem, se apaixonou por esse trabalho. O diferencial, na sua visão, está em participar de um momento tão especial para toda a família da aniversariante.

“À medida que fui fazendo mais eventos como esse, o mercado foi me escolhendo também. Quando vi, já estava com a minha agenda lotada só de festas de 15 anos”, relembra o profissional, sem esconder a satisfação.

Com filhos de famosos como Flavia Alessandra e Zeca Pagoninho na lista de clientes, Flavio também destaca uma diferença técnica no trabalho com meninas de 15 anos: o tempo de aprendizado. De acordo com ele, a abordagem aplicada a uma aluna comum é de longo prazo.

“Você precisa de uma fixação maior, que a pessoa apresente uma internalização bem mais ampla do movimento. A aniversariante, por outro lado, tem uma agenda muito apertada. Então é preciso usar outro tipo de metodologia para atingir o objetivo de forma mais rápida e com qualidade tão boa quanto”, explica.

Apaixonado pelo que faz, Flavio respondeu para a Redação da Inesquecível Festa 15 Anos algumas das dúvidas mais comuns entre qualquer debutante. Vamos conferir?

QUANTO TEMPO DURA UMA COREOGRAFIA?

FM: Quando o assunto é a duração da dança, eu acho que menos sempre é mais. Então eu uso um total de 12 a 14 minutos, não importa a quantidade de pessoas envolvidas. É um limite para mim e, na verdade, busco fazer em até menos tempo para não ficar cansativo para quem está assistindo.

QUAL O NÚMERO IDEAL DE RITMOS OU MÚSICAS DURANTE A APRESENTAÇÃO?

FM: Isso é bem variável, pois há músicas que combinam e outras que não combinam. Mas menos é mais também nesse quesito e eu prefiro escolher boas músicas, ao invés de ficar misturando várias delas.

Fugir dos modismos também é um bom caminho! Busque uma personalidade própria, algo que realmente te agrade. Mas é claro que algumas debutantes querem uma quantidade maior de músicas e é aí que entra a nossa capacidade de fazer uma boa mixagem, deixando o mais harmônico possível.

HORA DE ABRIR O JOGO! QUAIS OS RITMOS MAIS BOMBADOS HOJE EM DIA?

FM: Se falando em pista de dança, os ritmos mais bombados do momento são o funk e o eletrônico. Já no que se diz respeito às músicas escolhidas para o momento da dança, não existe um ou dois ritmos que prevaleçam. O legal é escolher músicas que tenham a ver com a história daquela aniversariante e sua família.

VOCÊ TEM UMA DICA DE OURO PARA A COREOGRAFIA SER UM ARRASO?

FM: Claro. Aconselho que, não importa quem seja, a família contrate um profissional desse segmento, não apenas uma pessoa que saiba dançar. Porque às vezes um profissional de dança não tem experiência neste tipo de montagem e isso é de suma importância por ser a única hora em que a festa para e toda a atenção se volta para a aniversariante. Não se deve economizar em um momento que fica eternizado na memória de todo mundo!

E SE A DEBUTANTE FOR TÍMIDA, O QUE FAZER?

FM: Meninas muito tímidas devem aproveitar a dança dos 15 anos como a primeira oportunidade de enfrentar esse medo de pequenas ou médias plateias. Funciona como um caminho de segurança, por isso é crucial contratar um profissional especializado. A montagem deve ser adequada às bases emocionais daquela aniversariante para que, no dia, o momento não seja ruim para ela.

POR QUE AS COREOGRAFIAS NÃO SAEM DE MODA NAS FESTAS DE 15 ANOS?

FM: Acho que o grande ponto é que ela envolve vários encontros com os melhores amigos da debutante. É começar a festa cinco ou seis semanas antes, ainda durante os ensaios, que têm intervalos e muita descontração. Sem contar que a dança geralmente é filmada e fotografada, então vai se eternizar.

QUAL O DIFERENCIAL DA SUA EMPRESA?

FM: Ter como meta fazer não só o melhor possível, mas aquilo que nós faríamos se a festa fosse dos nossos próprios filhos. Eu e minha equipe pensamos assim, por isso damos 110% da nossa atenção e carinho para os nossos clientes nesse momento.

“O Flavio foi a melhor pessoa que eu poderia ter escolhido para fazer as minhas coreografias. E mesmo eu não tendo muito ritmo, ficou tudo maravilhoso e bem do meu jeito. Desde os ensaios até a revisão de todas as danças na hora do cerimonial, ele ficou ao meu lado. Não sei nem dizer o quanto sou grata. As saudades batem sempre!” – Maria Clara Rocha, debutante.

Gostou de saber um pouco mais sobre o trabalho de Flavio Miguel? Confira agora algumas das festas dele que já saíram aqui na IF 15 Anos!


Créditos

1 e 2- Divulgação | 3- Studio Lauro Ana Gimenes  |  4 e 5- V Rebel Cinema One  |  6- Aszmann

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *