Os segredos do ensaio de 15 anos

Por  |  5 Comentários

Com jeitinho carioca e muita (mas muita mesmo) criatividade, Diogo Dubem conta tudo sobre o ensaio de 15 anos dos sonhos

Foto-15-anos-Rio-de-Janeiro-Diogo-DubemPara quem acredita que vida de fotógrafo não tem aventura, Diogo Dubem prova justamente o contrário. Expert em ensaios de 15 anos superoriginais, fábricas abandonadas e o centro do Rio de Janeiro (em plena madrugada) são apenas alguns dos lugares onde já fotografou. E a criatividade não para por aí: bolhas de sabão, jogo de luzes, tinta em pó, sparkles, lanternas… Vale tudo para tornar cada trabalho único. Diogo começou cedo na profissão, com apenas 17 anos já editava imagens. Formado em design gráfico, encontrou seu lugar atrás das lentes. Agora divide toda essa experiência com a Inesquecível Festa!

 “Já fotografei até na vista chinesa durante a noite, sem nenhum tipo de iluminação urbana. Usamos a lanterna do celular para nos locomover pelo local.”

Estúdio X locação. Quais são os principais pontos positivos e negativos de cada um desses dois tipos de ensaio? Qual deles você prefere?

No estúdio o ambiente é controlado. Não se corre o risco, por exemplo, de adiar a sessão por causa de uma chuva. Mas há a limitação de ter a disposição apenas o fundo infinito (branco ou de qualquer outra cor) para fazer as fotos. Já a locação permite explorar a diversidade do local, com diferentes paisagens e fundos. Por isso, me dá mais liberdade para criar. É muito mais interessante fazer em locação e capturar a essência do local. Só é preciso estar atento a previsão do tempo. Utilizo materiais portáteis de altíssima potência, que não precisam de rede elétrica e me dão excelente qualidade de luz. Assim tenho autonomia para fazer um ensaio fotográfico em qualquer lugar.

ONDE VOCÊ PODE USAR AS FOTOS

Convites

Save the date

Banners e plotagens da festa

Porta-retratos na decoração

Para personalizar a cabine fotográfica

Álbum impresso

Para ganhar muitos likes nas redes socias (é claro!)

Como é feita a escolha da locação para as fotos? O que as meninas devem levar em consideração nessa etapa do trabalho?

Eu busco sempre produzir um ensaio exclusivo para cada debutante. Começo sempre com a pergunta: a festa será temática? Se sim, a sessão de fotos deve estar de acordo com o tema escolhido, tanto na locação quanto no estilo das fotos. Se não, procuro entender e explorar o mundo da debutante, busco nas suas redes sociais e converso muito com elas. Isso me da à dimensão daquilo que ela gosta como, por exemplo, livros, roupas, músicas e estilos. Já trabalhei com debutantes supertímidas e outras com um perfil mais despojado, isso também muda a pegada da fotografia e deve ser levado em consideração. A partir daí posso sugerir o local para as fotos. 

Foto-15-anos-Rio-de-Janeiro-Ensaio-Tematico-decada-20-Foto-Diogo-Dubem

Você já fotografou em vários lugares inusitados, nesses casos quais são os cuidados em relação à segurança?

Em áreas de risco eu indico uma empresa de segurança que sempre me acompanha nesse tipo de trabalho dando apoio. Toda nossa equipe e a família da debutante sentem-se bem seguros com eles.

A debutante deve buscar inspirações de fotografias e poses para o ensaio ou é melhor ela ficar à vontade e ser espontânea na hora de fotografar?

Ser espontânea sempre é a melhor opção! A pesquisa de referencias é mais recomendada para ensaios temáticos, para explorar melhor o tema escolhido. Isso tira a autenticidade e a grande tendência é a exclusividade. O importante é que a debutante tenha afinidade com o seu fotógrafo para sentir-se a vontade. Eu sempre recomendo uma reunião antes do ensaio para fecharmos detalhes e muita conversa pelo WhatsApp. A participação dos pais também é muito importante, os meus melhores ensaios tiveram um empenho marcante dos pais.

foto-15-anos-ensaio-grafites-foto-Diogo-Dubem

# PALAVRA DE PAI

“A presença dos pais no ensaio é fundamental. Fiz questão de participar ativamente e até remarquei uma reunião de trabalho para acompanhar minha filha, pois acho que esse momento já faz parte da festa. As fotos (do ensaio e da festa) são a forma de eternizar o trabalho de meses e a escolha de um bom profissional vai garantir que as lembranças não fiquem só na memória. Eu me emociono até hoje olhando-as e revivendo alguns momentos.”  José Paulo Farah, pai da debutante Julia Farah

Foto-15-anos-Rio-de-Janeiro-sparkles-para-ensaio-fotografico-Foto-Diogo-Dubem

Com quanto tempo de antecedência da festa o ensaio deve ser feito?

Pelo menos três meses antes. Como sempre faço o ensaio em externas o clima tem que colaborar, assim como o calendário escolar, e alguns imprevistos, que podem exigir alteração da data.

Existe um número máximo e mínimo de trocas de roupa para um ensaio? Quantos looks diferentes você recomenda?

Não existe um número máximo e nem mínimo, geralmente são três trocas de roupa. É importante ir para o ensaio com as produções definidas e combinadas já com o fotógrafo, assim não há perda de tempo na hora. Ainda dá para explorar os adereços, já usei bolhas de sabão, tinta em pó, sparkles, lanternas e até uma boia rosa.

Quais são os erros comuns que as debutantes cometem nos ensaios e elas devem evitar?

O grande erro é achar que não é capaz de ser fotografada ou que não se sairá bem por ter vergonha ou por qualquer outro motivo. A timidez no início das fotos é comum, mas isso vai passando no decorrer do ensaio quando eu vou mostrando a evolução das fotografias. Por isso é importante contratar um profissional em que os pais e a aniversariante confiem e sintam-se a vontade.

# LIBERADO PARA COMPARTILHAR! 

Não precisa conter a vontade de postar aquela foto que você amou. Segundo Diogo isso até ajuda a aguçar a curiosidade das amigas para a festa. Mais cuidado, não vai postar o ensaio inteiro, ok?!

# PARA SE INSPIRAR: ENSAIOS SUPERCRIATIVOS

1. NA FÁBRICA ABANDONADA

Foto-15-anos-Rio-de-Janeiro-Ensaio-Fabrica-Abandonada-Foto-Diogo-Dubem Foto-15-anos-Rio-de-Janeiro-ensaio-criativo-Foto-Diogo-Dubem Foto-15-anos-Rio-de-Janeiro-efeito-coração-luz-Foto-Diogo-Dubem

2. PEGADA URBANA! 

foto-15-anos-ensaio-centro-Rio-de-Janeiro-a-noite-Foto-Digo-Dubem foto-15-anos-ensaio-centro-Rio-de-Janeiro-a-noite-grafites-Foto-Digo-Dubem

3. TEMÁTICOS

Foto-15-anos-ensaio-tematico-vintage-foto-Diogo-Dubem foto-15-anos-ensaio-tematico-fantasma-da-opera-foto-Diogo-Dubem

4. COM FUMAÇA COLORIDA E FOGOS

sinalizador-colorido-para-foto-15-anos-foto-Diogo-Dubem fumaça-rosa-para-foto-15-anos-foto-Diogo-Dubem foto-15-anos-fogos-para-ensaio-foto-Diogo-Dubem Foto-15-anos-ensaio-com-fogos-artificio-Foto-Diogo-Dubem

5 Comentários

  1. Avatar

    Jose Paulo Farah

    31 de August de 2016 at 02:14

    Matéria sensacional e justa pela competência do Diogo que fotografou minha filha Júlia Farah em seus 15 anos. Investimento com retorno emocional garantido!

  2. Avatar

    Quilber Mazzei

    31 de August de 2016 at 10:06

    Trabalhos impecáveis!!!! Uma degustação de belas imagens para os olho!!!!

  3. Avatar

    Gaby Luz

    2 de September de 2016 at 15:12

    Sempre acompanhando e admirando o trabalho incrível dele. A matéria está excelente e as fotos… cada uma mais linda que a outra!!! Parabéns!

  4. Avatar

    Sueli

    5 de September de 2016 at 22:42

    Olá boa noite gostaria de saber orçamento do fotógrafo.

    • Avatar

      Giovanna Lisboa

      8 de September de 2016 at 17:40

      Oi Sueli! Essa informação você só consegue falando diretamente com o Diogo. Você pode falar pelo telefone (21) 986299654, ou através do e-mail contato@diogodobem.com.br

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *